sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olimpíadas! Eu gosto muito...

27 de julho de 2012
Hoje será aberto oficialmente os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Amo Olimpíadas e espero ansiosamente por elas!

Acompanho desde pequena, não esqueço a lágrima do ursinho de Moscou em 1980.
Em 84, queria ver ele de novo no encerramento dos jogos de Los Angeles. Na época, não estava por dentro do boicote Soviético, mas sabia que as romenas da ginástica estavam lá. Também era ginasta e vi (não ao vivo com 4 canais HD como acontecerá nas próximas semanas) a Mary Lou Retton dos EUA ganhar medalha de ouro. O nome eu não esqueci - aqui no Brasil a galinha de mesmo nome do Ultraje a Rigor era o maior sucesso - mas o sobrenome eu tive que pedir ajuda ao Google. 

Aí veio 88, e eu começo a entender que o planeta Terra é gigante. Obviamente falar o nome da cidade-sede - Seul - era motivo de gozação entre a turminha da minha idade. Quem teve 13 anos sabe o que é isso. Minha torcida era para a Luisa Parente, da ginástica que era só olímpica.

Em 1992 eu queria estar lá! Não tinha vontade nenhuma de conhecer a Europa, queria só assistir aos Jogos Olímpicos. Daí em diante, o querer virou sonho. Já se passaram 20 anos, mas parece que foi ontem o ouro do volei masculino. Se eu fizer um esforço, consigo lembrar o nome de todos: Carlão, Paulão, Negrão, Mauricio, Giovanni e Tandi (Fui conferir e vi que acertei e foi sem esforço!).

1996, Atlanta, estréia do volei de praia. E estreia com luxo. Ouro e Prata no feminino para o Brasil. Na época (eu, já com 21 anos) achava que o volei de praia era um esporte que ainda dava para eu ser uma atleta olímpica. Juro que eu pensei em largar a Engenharia e me dedicar a isso. Mas eu não sou perfeccionista, sou bem prática e objetiva. Não gasto o dobro de esforço para aumentar 1% de qualidade. E atleta de ponta tem que ser assim. Não basta ter talento, tem que ir além, custe o que custar. O sonho continua sendo ir para as arquibancadas. Fiquei triste que a única ginasta brasileira que ia (Soraia Carvalho), se machucou as vésperas.

Em 92 tinha uma propaganda com crianças praticando esportes que no final dizia que elas não estavam brincando, e sim treinando para as Olimpíadas do ano 2000. (Tentei achar no you tube, mas não encontrei). Parecia tão distante, mas as olimpíadas do ano 2000 chegaram (e passaram) num piscar de olhos. Acompanhei como nunca os Jogos Olímpicos de Sydney, no ano 2000. Pena que não rolou medalha de ouro pro Brasil ...

Em 2004, eu vi a tocha olímpica de pertinho no Rio de Janeiro antes de embarcar para Atenas. A minha felicidade foi ver o Brasil levar pela primeira vez uma equipe completinha de ginástica artística e com chances reais de medalha olímpica. Estava trabalhando e sempre dava uma escapadinha no refeitório para conferir resultados. Decidi que desse dia em diante, na época das olimpíadas, estaria sempre de férias.

Mas não fiz isso em 2008. Como os Jogos foram na China - tudo de madrugada - achei dava para conciliar trabalho de dia com olimpíadas de madrugada. Dessa vez eu cheguei a escolher alguns tickets para comprar, mas não foi dessa vez que fui para as arquibancadas... Eu e Felipe acampamos na sala e era a noite toda zapeando de canal em canal com a programação na mão. A ginástica dessa vez, tinha 2 boas chances de medalhas, mas também não vieram.

E agora, meu coração tá aqui bombando! Batendo a mil por hora esperando começar as Olimpíadas de Londres! Não sei como vou conseguir acompanhar. Afinal, ao contrário das anteriores, sou mãe (e de 3 gostosuras). Mas que vou, vou. E já estou preparando meus baixinhos para curtirem também. Quem sabe um dia, estarei na arquibancada torcendo por um deles?

Sylvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário