segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boletim 13 - Confissões pós carnaval

Hoje vou falar de um assunto super delicado. Das duas uma: ou eu tenho super poderes ou as outras mães têm um pacto de não falar sobre isso, sob pena de serem chamadas de doidas. 
Nunca li nada a respeito sobre o assunto em nenhum livro, nenhum blog, nenhum grupo de mães, nem mesmo em conversas informais. 
Já falei para algumas pessoas e todos que escutam essas histórias riem de mim. 
Como eu não me importo de ser chamada de doida, vou contar. Se vocês não acreditarem em mim, pelo menos dêem boas risadas!

Tudo começou na maternidade, dia 18 de dezembro de 2008. Caio tinha 1 dia de vida, e passamos a primeira noite com sozinhos com ele. O dia tinha sido tranquilo, apesar de sermos pais de primeira viagem. Mas a noite foi bem marcante. O pinguinho, que ficou o dia sem chorar, chorou a madrugada praticamente toda.  E toda vez que ele chorava o Felipe ia lá, pegava no colo e levava pra mim para dar leite. Mamava, parava de chorar e 2 minutos depois abria o berreiro. Até que lá pela oitava vez que ele foi colocado no meu peito falou chorando: "não quero, não quero". Eu fiquei paralisada e o Felipe também. A gente já tinha entendido que ele não queria, mas o que fazer com um bebê com 1 dia de vida que chora de madrugada? Não sabia que ele poderia falar comigo na minha língua assim com tão pouco tempo. Achei que isso acontecesse com todas as mães no primeiro dia do bebê, mas como eu disse, só consegui arrancar risadas :)  O mesmo Pingo, antes de completar 3 meses já falava o nome dele. Dessa vez, conseguimos filmar e tempos essa recordação para sempre. 

Essa noite foi a vez dos tiquinhos mostrarem que também são craques. Ontem a noite fiquei conversando com a Lys. Eu pergunto e ela responde com algumas vogais (coisa que todo bebê da idade dela também faz). Só que eu falei "Cadê o au au?" e ela respondeu "au au".  Juro! Mas, não tenho testemunhas. Quando chamei o Felipe (e o Caio) para ouvir, eu dizia "Fala au au" e o Caio respondia "au, au" ou então  "pede pra eu falar mãe!". Aí a Lys ficou envergonhada e ficou só observando as palhaçadas do irmão mais velho. O Iago também soltou a voz essa noite. Acordaram juntos as 6h da manhã, e eu fui dar leite para a Lys, que estava a mais tempo sem mamar. O gatinho começou a chorar, chorar, chorar, o Felipe foi no berço, mas ele gritou (chorando) "Ma-Mãe". Tô falando sério! Ainda vou gravar para mostrar pra vocês!

Ah, o nosso carnaval foi pra lá de animado (mando fotos no próximo boletim). Recebemos aqui em casa a família do Felipe. Foi super divertido, os 3 adoraram a bagunça. O Caio não para de falar do primo. Queria que ele morasse aqui para ter alguém para brincar com ele sempre. Eu expliquei que ele tem 2 irmãos que já moram com ele, e que daqui a pouco vão brincar muito com ele. Resultado: Caio está doido pro Iago fazer logo 2 anos!

Tomara que eles sejam amigos mesmo. É o melhor presente que uma mãe de mais de um filho pode ter: que eles sejam amigos de verdade!

Sylvia

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Festas de Aniversário

Nós adoramos festa de aniversário!

E pelo visto, Iago e Lys também vão curtir de montão. Por enquanto a curtição deles é só olhar um mundo de cores e sons diferentes dos que estão acostumados, e distribuir sorrisos (ou não) para os inumeros rostos curiosos (conhecidos ou não) que param na frente deles. 



O  Caio tem seu ritual também. Sai do carro e pergunta pelo presente. Ele faz questão de levar. Uma pena que hoje em dia a gente não entregue mais os presentes pessoalmente para os aniversariantes. Tem gente que chega e sai da festa e só vai ver o aniversariante na hora dos parabéns. Parabeniza apenas aos pais :(

Na festa de ontem, me perguntou qual era o presente e eu disse "uma linda roupa". Ele me olhou com cara de espanto e perguntei: "você não gosta de ganhar roupa, não?". Respondeu rapidamente que não. Disse que gosta de ganhar carros: hotwheels pra ser mais preciso. 

Entra no local da festa, dá uma olhada na mesa do bolo. Se for um tema que o agrade (isso significa, tema de meninos), perde alguns segundinhos a mais. E depois vai brincar. Chega super tímido e fala com as pessoas morrendo de vergonha. 



Brinca, brinca, brinca. 


Lá pro meio da festa, já está correndo de um lado para o outro, e conversa com algumas poucas pessoas que tentam puxar assunto. Come pipoca e suco de uva. Experimenta alguns salgadinhos. As vezes come batata frita. E fica esperando a hora de atacar a mesa de doces. 


Na hora de cantar parabéns gosta de ficar de frente para o bolo. A fila do gargarejo mesmo. Canta parabéns bem alto e assim que acaba, pega seu docinho preferido: a unanimidade - o brigadeiro (de colher ou tradicional). 





Não quer ir embora, até que lembra da lembrancinha. "Será que tem lembrancinha, mãe?" Adora ganhar lembrancinha, seja ela qual for.  E agora são três! A minha casa que vivia cheia de guloseimas nos dias pós-festa, agora é quase uma doceria. Fico sem graça de pegar 3 lembrancinhas, afinal, os bebês ainda não brincam, não comem doces... Mas as mães com que conversei me falaram que contam com os gemeos para as lembrancinhas. E na festa que a recepcionista não entregou o "brinde" para o Iago, fiquei triste. Não por receber 2 ao invés de 3 lindas sacolinhas, mas pela recepcionista ter ignorado meu tiquinho como criança. Afinal, na entrada ela anotou o nome dos três...





terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

o 1º filho é de vidro, o 2º é de borracha, do 3º para frente é de ferro.

 *A ordem de nascimento das crianças*

 Irmãos mais velhos têm um álbum de fotografia completo, um relato minucioso do dia que vieram ao mundo, fios de  cabelo e dentes de leite guardados. Já os caçulas penam para achar fotos do primeiro aniversário e mal sabem a  circunstâncias em que chegaram à família

Meu filho mais velho tem álbum de fotografia completo, mês a mês. Os mais novos até tem muitas fotos, mas não dá tempo de revelar, que dirá montar álbum. As únicas fotos dos gemeos fora do computador são as que eu imprimi na impressora mesmo para colocar em 2 porta-retratos...
Quanto aos relatos sobre os primeiros meses de vida, nenhum deles pode reclamar. O Caio tinha 2 albuns do bebê, que foram pouco preenchidos, mas em compensação, ganhou uma revista no primeiro aniversário com detalhes do primeiro ano de vida. Além disso, tem uma conta no twitter e um blog. Os gemeos não têm album do bebê porque eu não encontrei um para gemeos, mas acho que também não teria disciplina para preenche-lo.  Em contrapartida têm boletins quase semanais, que também vão pro blog. 


  *O que vestir *

*1º bebê -* Você começa a usar roupas para grávidas assim que o exame dá positivo
 Achava bonita as roupas de grávidas na primeira gestação.
*2º bebê -* Você usa as roupas normais o máximo que  puder
 E realmente na segunda eu tentei adiar o máximo usá-las.
*3º bebê -* As roupas para grávidas SÃO suas roupas normais
 Já dei um monte delas para não correr o risco delas virarem minhas roupas normais. 

 *Preparação para o nascimento *

 *1º bebê -* Você faz exercícios de respiração religiosamente
 *2º bebê -* Você não se preocupa com os exercícios de respiração, afinal lembra que, na última vez, eles não
 funcionaram
 *3º bebê -* Você pede a anestesia peridural no oitavo mês
Meu primeiro bebê eu queria que nascesse de parto natural. Na verdade, eu nunca quis, mas quando você mergulha no universo gestante pela primeira vez, tudo te leva a crer que o parto natural é o melhor que existe. Tentei, mas isso não é pra mim não. Tem que nascer pra isso, ter muita paciência, força de vontade e resistência. Na segunda gravidez, não tive dúvidas: parto cesária é o que há. Com dia e hora agendados.
Quanto a preparação, para o primeiro bebê li mais de 10 livros e sabia tudo sobre como lidar com recém-nascidos. 
A minha preparação para o segundo e o terceiro bebê teve apenas um objetivo: como ser uma boa mãe para os 3 filhos. Mas confesso que deveria ter relembrado alguns capítulos sobre recém-nascidos....


 *O guarda-roupas *

 *1º bebê -* Você lava as roupas que ganha para o bebê, arruma de acordo com as cores e dobra delicadamente dentro da
 gaveta  
Elas eram lavadas a mão e guardadas em saquinhos plásticos para não sujar (de acordo com as cores e dobradas delicadamente)
*2º bebê -* Você vê se as roupas estão limpas e só descartas aquelas com manchas escuras
 Algumas roupinhas do Caio, mesmo manchadas, foram usadas pelos meus tiquinhos. Tem valor sentimental. 
 *3º bebê -* Meninos podem usar rosa, né?
Não coloquei o Iago de roupa rosa não, mas a Lys já usou roupinhas dos meninos (mas só em casa). Agora os panos, para mim, eles não tem cor nem sexo. Pego o que está em cima da pilha.   


 *Preocupações *

 *1º bebê -* Ao menor resmungo do bebê, você corre para pegá-lo no colo
Isso mesmo
 *2º bebê -* Você pega o bebê no colo quando seus gritos ameaçam acordar o irmão mais velho
Isso mesmo
 *3º bebê -* Você ensina o mais velho a dar corda no móbile do berço
Dar corda no móbile não, mas quantas vezes já falei: "Caio, bota a chupetinha no Iago" "Caio, balança o bebê conforto da Lys..."

 *A chupeta *

 *1º bebê -* Se a chupeta cair no chão, você guarda até que possa chegar em casa e fervê-la
 *2º bebê -* Se a chupeta cair no chão, você a lava com o suco do bebê
 *3º bebê -* Se a chupeta cair no chão, você limpa na camiseta e dá novamente ao bebê
Para o primeiro bebê, eu esterilizava a chupeta umas 4 vezes por dia. Para o segundo e o terceiro só passo uma aguinha e fervo uma vez por dia. Ah, eles também compartilham a chupeta algumas vezes. Qual o problema em compartilhar a chupeta se eles também compartilham o peito? 
 *Troca de fraldas *

 *1º bebê -* Você troca as fraldas a cada hora, mesmo se elas estiverem limpas
Se estivesse limpa eu não trocava não. 
 *2º bebê -* Você troca as fraldas a cada duas ou três horas, se necessário
Durante o dia é assim mesmo, a cada 3 horas se necessário. 
 *3º bebê -* Você tenta trocar a fralda antes que as outras crianças reclamem do mau cheiro
Durante a noite é assim, só troco a fralda se estiverem com o número 2. Trocar fralda é como convidá-los para brincar. Então, pulo essa parte na madrugada. Aqui a rotina é dormir, trocar fralda, brincar, mamar, dormir. De madrugada é dormir, mamar, dormir. Sem troca de fraldas e muito menos brincadeiras! 

 *Atividades *

 *1º bebê -* Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês, teatro, contação de história...
E natação, e leitura, e ginástica ...
 *2º bebê -* Você leva seu filho para as aulas de musicalização para bebês
 *3º bebê -* Você leva seu filho para o supermercado, padaria...
Com o segundo e o terceiro vindo juntos, você os leva para a porta do banheiro enquanto toma banho...

 *Saídas *

 *1º bebê -* A primeira vez que sai sem o seu filho, liga cinco vezes para casa para saber se ele está bem
E fica desesperada ao descobrir que seu celular não pega no cinema!
 *2º bebê -* Quando você está abrindo a porta para sair, lembra de deixar o número de telefone de onde vai estar.
 *3º bebê -* Você manda a babá ligar só se ver sangue
O máximo de tempo que deixei os bebês sozinhos com a babá foi uns 30 minutos para ir buscar o Caio na escola e eles estavam dormindo. Claro que o celular não saiu da minha mão. 

 *Em casa *
 *1º bebê -* Você passa boa parte do dia só olhando para o bebê
Isso mesmo!
 *2º bebê -* Você passa um tempo olhando as crianças só para ter certeza que o mais velho não está apertando,
 beliscando ou batendo no bebê
Batendo não, mas apertando, beijando, ou oferecendo alguma coisa para os bebês comerem...
 *3º bebê -* Você passa um tempinho se escondendo das crianças
Se eu conseguir dormir umas 6h por dia e usar o computador por 1h, já fico satisfeita e não preciso me esconder! 

Boletim 12 - A primeira grande mudança!

Ops, num piscar de olhos, já se passaram 3 meses com os novos integrantes da nossa família. 
Se esses meses já foram felizes, imagina os que vem por ai...
Meus bebezinhos já não são mais recém-nascidos. Estão passando pela primeira grande mudança de muitas que virão.
Estão deixando de ser passivos e começam a ter vontade própria. 

O Iago, por exemplo, já deixa claro que não gosta de ficar no bebê conforto por muito tempo, especialmente nos dias quentes. Prefere tirar o cochilo dele da manhã na rede, balançando. Precisa de 2 ou 3 minutos no colinho para pegar no sono de noite, e já está conseguindo dormir por 6 horas seguidas. Adora mamar e sabe direitinho como pedir o leitinho pra mamãe. É super ativo, observador, mas não gosta de jeito nenhum de ficar de bruços. Adora andar de carro, mas o sangue carioca fala mais alto - ele não gosta de sinal fechado. 

A Lys, minha bonequinha, odeia sair do banho. Se ela pudesse ficava lá pra sempre. Mas se eu fico cantando, ela fica prestando atenção e esquece que o banho acabou. Adora as palhaçadas do Caio, mas não gosta de ouvir nenhum dos dois irmãos chorar. Chupeta pra ela é "pacifier" Mesmo com M maiúsculo. Não se incomoda com o calor, mas o frio a deixa braba.  Também tem o sangue carioca nas veias - ela não gosta de dias nublados. 

O Caio está cada vez mais esperto. Está aprendendo duas línguas novas - o inglês (tem aula na escola e tá adorando) e a língua dos bebês. Não sei se ele tem mais sensibilidade por ter sido bebê a menos tempo que a gente, mas ele já percebe quando o choro dos bebês é de fome. Óbvio que também já percebeu que o choro é a deixa para ter a mamãe aqui sempre por perto, e tá usando essa técnica sempre que precisa. 

Ontem os tiquinhos conheceram o sétimo pediatra da vida deles: a famosa Dra. Yanna. Espero que em breve eles conheçam mais uma (quando tu vem irmã?).  Realmente ela é diferente dos outros e tem um jeitinho todo especial com seus pacientes. Hoje vamos levar o Pingo nela, e se ele aprovar, será a nossa nova "médica da família" aqui em Brasília.  A consulta de 2 horas passou e nem percebemos. Iago engordou 900 gramas e cresceu 4cm. A Lys engordou 500 gramas e cresceu 3cm. Ambos ganharam parabéns e 2 trabalhinhos de casa: pegar sol e exercícios de bruços. 

As gargalhadas até agora nada. Estou ainda contando os dias para a estreia da segunda temporada da "Guerra de Beijos", dessa vez em dose dupla. 

Bjs e bom carnaval!

Sylvia


Para ver (ou rever) a primeira temporada da guerra de beijos:

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Minha primeira corrida de rua

Ontem fomos para o eixão participar da festa de aniversário do trabalho do papai. Teve corrida de rua para adultos e crianças a partir de 5 anos, mas eu queria muito participar, aí eles deixaram eu correr na categoria de 5 a 6 anos.

Foram os 50 metros mais longos da minha vida. No começo até que eu fui bem, mas no meio eu fui ficando cansado, vi que todas as crianças já estavam bem na minha frente e fui desanimando. Ainda bem que a mamãe estava do meu lado e me resgatou.

Mas mesmo assim eu ganhei medalha! Porque o importante é participar!!!

O lanche estava delicioso e meus irmãozinhos só queriam saber de dormir...

No ano que vem vou caprichar mais, e quero ver o papai ganhar a corrida dos homens e a mamãe ganhar a corrida das mulheres.

Valeu!








Boletim 11 - Quero uma gargalhada de bebê!


Desde semana passada estava doida para escrever contando sobre a primeira gargalhada deles, mas até agora ainda não rolou...
Essa também foi uma das mil experiências incríveis que tive com o Caio - a primeira gargalhada. Lembro dos detalhes e do dia (1/3/09). Ele tinha 2 meses e 13 dias. E é claro, quando os fofinhos completaram 2 meses e 13 dias estava eu lá de frente para os dois falando "ri pra mamãe, gatão","ri pra mamãe, lindona", mas eles não me obedeceram... Eu sei que cada bebê tem o seu tempo, que não dá pra comparar dois bebês, mesmo sendo irmãos (inclusive gêmeos - as diferenças ainda me surpreendem!), mas falar e escrever é fácil, na vida real, é muito difícil não comparar o desenvolvimento e as gracinhas de cada um. Enquanto isso, vou ficar esperando na maior ansiedade do mundo! Quem sabe no boletim da semana que vem...

Essa semana foi a primeira com a babá. Nem sei ainda direito o que estou achando, se estou gostando ou não, enfim... O fato é que os bebês estão com uma rotina bem regular. Ponto pra babá (que segue as instruções certinhas), Ponto pra mim (que defini bem como deveria ser o dia a dia dos meus bebês), Ponto para a encantadora de bebês (grávidas de primeira viagem, vcs tem que conhecê-la!), e é claro, 2 Pontos para meus tiquinhos (que são os gêmeos mais lindos e tranquilos que uma mãe centralizadora poderia ter). 

Seguem mais fotos dos meus amores!








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boletim 10 - Domingo eu quero ver...

Essa semana o Felipe escreveu  três textos lindos sobre a nossa família, dois deles já publicados aqui. Aí, eu não consegui pensar em nada tão a altura para escrever no boletim dessa semana. 
Então, segue para vocês, o texto que fala mais ou menos como é um domingo aqui em casa. 
Sylvia

----------------------------------
DOMINGÃO
E eu achava que meu domingo seria tranquilo, bobinho! Três filhos pequenos, dois deles recém nascidos, é mais do que uma dádiva, como diria o Muricy: – Aqui é trabalho, meu filho! Pois é, você percebe isso quando, ainda dormindo, vê aquele lourinho pular em cima de você na cama enquanto repete, incessantemente: – Acorda papai! Não tenha dúvida, nessa hora a Syl, já demonstrando os primeiros sinais de cansaço, libera o Pingo pra fazer o serviço sujo de me acordar.
Bom, depois disso dê adeus às suas coisas. Fazendo um parênteses, creio que a única coisa minha, daquelas que ainda dá pra chamar de sua, é meu sono, mas há controvérsias. Enfim, voltando, da hora em que você abre os olhos até o momento de voltar a fechá-los, sério, esqueça que você existe. É muito melhor agir assim e ao longo do dia ir sentindo prazeres efêmeros ao fazer algo que você gosta do que passar o dia tentando fazer algo que você gosta e sentir o desprazer de não conseguir. Parece só uma questão de ponto de vista, e é, mas faz toda a diferença.
Nada de Twitter, Google Reader, iPad, Wii, PS3, seriados bacanas, esqueça isso! Bom, pelo menos não preciso mais ficar com raiva do mundo – das pessoas do mundo – depois de ler a Dora Kramer ou o Reinaldo Azevedo, pois quando sobra um tempinho, na verdade não sobra, eu me concentro nas futilidades mesmo. Ao longo do dia não existe uma ação minha que não seja precedida de um “- peraí!”. É mais ou menos assim:
- Pingo, peraí que vou escovar os dentes. Syl, peraí que vou tomar o café. Caio, peraí filho, tenho que colocar a roupa na máquina. Peraí Iago, sua irmã tá chorando. Lys, filha, calma, peraí que o papai vai só no banheiro, tá?
E eu a Syl passamos o dia assim, nos revezando entre os três. Pra nossa sorte o Caio consegue brincar sozinho, quer dizer, quase sozinho. Ele fica só com os brinquedos, mas narra tudo pra gente em voz alta e acabamos participando verbalmente das histórias que ele cria. Quando calha de termos uma folguinha, cada vez mais difícil já que os gostosinhos estão dormindo bem menos durante o dia, a realidade se apresenta em sua face mais cruel, pois aquele negócio bacana que você queria fazer vai ter que esperar mais um pouco, antes disso você tem que tomar um banho, preparar o almoço, organizar a louça suja, tirar o lixo, separar a roupa pra lavar e por aí vai. E que você não se iluda, muito antes de fazer tudo isso seus filhos vão precisar de você de novo, fique feliz se conseguir tomar banho!
E assim o dia vai passando, e entre muitas brincadeiras com o Caio, o incansável, e olhares desconfiados e sorrisos, cada vez mais sorrisos, com a Lys e o Iago, seu domingão foi embora. À  sua volta um mar de brinquedos espalhados, um monte de coisas em cima da mesa, a cozinha em estado lastimável – 
precisamos de mais um jogo de talheres
 -, dezenas de roupas pra lavar e ainda bate aquela sensação de que parece que você não fez nada durante o dia. Nessa hora, em que você até evita ir beber água na cozinha pra não ver o tamanho da bagunça, não tem nem o que pensar, você liga pro Sky’s e pede aquele sandubão bem oleoso, um verdadeira bomba de proteínas, com aquele açaí delicioso e uma Coke, e pronto, pode fechar o dia.
Agora, no silêncio da madrugada - sim, elas estão silenciosas, os gostosinhos chegam a dormir até 7 horas seguidas - nossa casa está parecendo mais uma República Estudantil. Já vi que hoje é dia de tomar café fora de casa. Aliás, tomar café na rua é um dos poucos momentos em que fico só comigo mesmo, mas é tão rápido e normalmente estou com tanta fome que não consigo nem me curtir…rs
Mas não se engane, não estou reclamando, tudo isso é gostoso demais e vale muito à pena.